Plebiscito vai decidir se cidade de MS muda de nome

Politica

O município de Rio Verde de Mato Grosso, localizado na região norte de MS, poderá mudar de nome. A proposta é substituir a atual denominação por Rio Verde do Pantanal, em uma tentativa de reforçar a identidade local e acabar com uma confusão histórica relacionada ao nome do Estado vizinho, Mato Grosso.

O projeto já conta com apoio do prefeito Antônio Sabedotti Fornari (PP), da Câmara de Vereadores e tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). Agora, cabe à população decidir. O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), solicitou ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) a realização de um plebiscito, para que os moradores votem se aprovam ou não a mudança.

A data da votação ainda não foi definida pelo TRE-MS. Caso a maioria da população se manifeste favorável à alteração, a Câmara Municipal deverá aprovar uma lei oficializando o novo nome, que será então sancionada pelo prefeito, dando efeito legal à mudança.

Segundo o prefeito Fornari, a troca de nome não é apenas simbólica, mas representa um “anseio legítimo da comunidade local”. Para ele, a nova denominação alinha a identidade do município aos seus aspectos históricos, culturais e turísticos, promovendo maior visibilidade e favorecendo o desenvolvimento regional sustentável.

“Ao valorizar elementos locais de relevância histórica e geográfica, o novo nome proporcionará maior visibilidade, facilitará a promoção do destino como polo turístico e agregará identidade territorial”, afirmou Fornari.

O gestor também ressaltou que o nome atual gera confusão frequente, já que o município não pertence ao Estado de Mato Grosso. Isso, segundo ele, “diminui o sentimento de pertencimento dos cidadãos sul-mato-grossenses”.

A proposta vem sendo apoiada por diversos segmentos da sociedade, incluindo educadores, historiadores locais e empresários do setor turístico. Um deles é o empresário José de Oliveira Souza, conhecido como Didi, dono de um dos balneários mais conhecidos da cidade.

“Não é um mero capricho. A mudança tem fundamento e pode abrir novas portas para o turismo e a valorização de quem vive aqui”, disse Didi.

A possível nova identidade como Rio Verde do Pantanal pretende destacar as belezas naturais da região e consolidar o município como referência no turismo ecológico e cultural do Mato Grosso do Sul.

Dourados Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *