Nova Andradina contabiliza 8ª morte por influenza este ano; nenhuma das vítimas havia tomado vacina

Saúde

Até quarta-feira (25), sete pessoas já haviam morrido devido às complicações da influenza neste ano de 2025 e, nesta segunda-feira (30), esse número foi atualizado para oito. O que chama a atenção é que de todas as oito pessoas que perderam a vida para o vírus, nenhuma delas estava com a vacinação em dia.

Com relação a este oitavo óbito, a vítima trata-se de uma mulher de 97 anos, portadora de hipertensão arterial e, como já informado, sem registro de vacina.

A paciente foi internada dia 11/06, com quadro de falta de apetite, febre, tosse e prostração. Foi feito teste rápido que deu positivo para influenza A, sendo realizado tratamento com medicamento tamiflu até dia 16/06, quando, devido a melhora clínica, obteve alta.

Já no dia 18/06 a paciente foi reinternada com quadro de prostração, tosse e dificuldade para respirar, evoluindo com piora gradual até sexta-feira, dia 27/06, quando entrou em óbito. Foi realizada coleta de painel viral com envio ao Laboratório Central (LACEN), que apontou resultado positivo para influenza A H1N1.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Aparecida da Silva, chama a atenção para o fato de que todas as mortes registradas esse ano até agora ocorreram em abril e maio, ou seja, dentro do período mais crítico com relação aos vírus respiratórios, que vai de abril até julho. “Também chama atenção que todas as vítimas são idosas, ou seja, pessoas que fazem parte do grupo de risco estipulado pelo Ministério da Saúde”, pontuou. Nova News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *