Com 61,2% das escolas da REE/MS adotando o modelo, mais de 52 mil estudantes terão jornada ampliada e suporte socioemocional em 2025
Nesta segunda-feira (17), mais de 180 mil alunos da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) retornaram às aulas com uma novidade importante, a ampliação da oferta de escolas de Tempo Integral. Com um aumento significativo no número de vagas, o modelo se fortalece como estratégia essencial para o aprimoramento do aprendizado e do bem-estar dos estudantes.
Para 2025, a REE/MS expandiu a modalidade de Ensino em Tempo Integral para 61,2% das escolas da rede. Isso representa um crescimento expressivo na oferta, com destaque para o Ensino Fundamental, atendendo à alta demanda das famílias. Agora, mais de 52 mil alunos terão acesso a esse modelo de ensino, que proporciona uma jornada escolar ampliada, garantindo não apenas mais tempo para os estudos, mas também suporte socioemocional.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacou a relevância desse avanço para a comunidade escolar.
“A grande importância da Educação no Tempo Integral é o tempo de estudo, as crianças passam a ficar sete ou oito horas nas nossas escolas, têm um tempo maior de aprendizagem. Todos os resultados que a gente colheu até agora mostram que o desempenho acadêmico nas escolas de Tempo Integral é superior ao das escolas de período parcial”.
Para a diretora da EE Maestro Frederico Liebermann, Ana Elisa Spazzapan, a expectativa para a volta às aulas era grande, diante das novidades que 2025 traz para a escola.
“Estamos iniciando o ano letivo com muita energia e entusiasmo, felizes por receber nossos estudantes de volta. Além disso, estamos animados com a novidade do ensino profissionalizante integrado ao Tempo Integral. Essa iniciativa representa uma grande oportunidade para nossos estudantes, que agora poderão concluir o Ensino Médio já com uma qualificação profissional, ampliando suas possibilidades no mercado de trabalho”, afirmou Ana Elisa.
Os estudantes também estavam na expectativa de voltar para escola, como é o caso do Yud fogaça de Assis Rodrigues, 13 anos, aluno do 9º na EE Prof. Henrique Ciryllo Corrêa, que a partir deste ano começou a ofertar turmas a partir do 4º ano do ensino Fundamental.
“Esse é meu último ano no Ensino Fundamental, então eu quero fechar com chave de ouro, vou estudar e me dedicar bastante para ‘passar de ano direto’ e dar orgulho para a minha família”, disse o estudante.
Benefícios para os Estudantes
Além do impacto positivo no aprendizado, a Educação em Tempo Integral proporciona um ambiente mais acolhedor para os alunos. O modelo inclui três refeições diárias, acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais, além de atividades complementares que favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes.
“A garantia do bem-estar, da alimentação, são três refeições, o tempo de atendimento com psicólogos e assistentes sociais, é um acolhimento maior quando a criança está numa escola de tempo integral. São mais de 60% da nossa rede hoje oferecendo essa modalidade, que é importante para nós, e agora com um investimento maior no Ensino Fundamental, que é onde tem a maior procura dos pais por esse tempo de escola”, acrescentou Hélio.
Proibição do uso do celular
Além da ampliação da Educação em Tempo Integral, outra novidade no Ano Letivo de 2025 é a proibição do uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos na escola. A medida tem como objetivo melhorar a concentração dos estudantes, reduzir distrações e fortalecer a interação entre alunos e professores. A regra se aplica a todas as escolas da rede estadual, permitindo o uso dos dispositivos apenas em atividades pedagógicas previamente autorizadas pelos educadores. Com essa mudança, a Secretaria de Educação busca criar um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento acadêmico.
A estudante do 3º ano do Ensino Médio da EE Maestro Libermamn, Gabrielly Moreira Cavalcanti, de 16 anos, pontuou que a proibição do uso do celular na escola, será benéfico para ela que tem dificuldade de concentração.
“Minha expectativa para 2025 é que eu consiga me preparar para o Enem e vestibular já que é meu último ano e a proibição do uso do celular vai me ajudar, eu perco a concentração muito rápido e sem o celular para me distrair, vai ser mais fácil focar no estudo”, revelou Gabrielly.
Infraestrutura e preparação para o Ano Letivo
Com a ampliação do Ensino em Tempo Integral, o Governo do Estado também investiu na infraestrutura escolar, garantindo melhores condições para alunos e professores. Mais de 100 unidades passaram por reformas e adequações, incluindo melhorias nas redes elétrica e hidráulica, além da aquisição de novos equipamentos e mobiliários.
A volta às aulas também foi precedida por uma intensa Jornada Formativa, que preparou os profissionais da educação para acolher os estudantes da melhor forma possível. Com o tema “A Educação começa no cuidado”, a capacitação envolveu mais de 25 mil servidores da rede, reforçando o compromisso com um ensino de qualidade.
Com essas mudanças, Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com uma educação pública de excelência, oferecendo mais oportunidades para os estudantes e fortalecendo o Ensino Integral como um modelo transformador.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED