Contas inativas serão excluídas do Google em dezembro.

Cotidiano

A empresa Google informou que excluirá contas que não foram acessadas por pelo menos dois anos. A nova política de inatividade começa a valer a partir de dezembro.

De acordo com a companhia, usuários que não estiveram logados em alguma plataforma da Google, como Gmail, Drive, Agenda, Meet, Docs e Google Fotos pelo período informado, perderão acesso à conta. Além disso, também perderão os conteúdos presentes nas redes.

Em comunicado, a empresa afirmou que a atualização na política de inatividade se dá porque contas inutilizadas por um longo período de tempo tornam-se mais comprometidas e vulneráveis à possíveis invasões e roubos de acesso. “As contas esquecidas ou não atendidas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário”, informou o Google.

Se uma conta for comprometida, ela pode ser usada desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou malicioso, como spam.

Vale ressaltar que a medida se aplicará apenas a contas que forem de uso pessoal e não afetará contas de organizações como escolas ou empresas. As mudanças também englobam usuários que tiverem algum vídeo publicado em sua conta do Youtube ou uma assinatura configurada à conta Google.

Como manter a conta ativa
Se você não utiliza sua conta há dois anos ou mais, mas não quer que ela seja excluída, pode optar por algumas medidas que evitam que isso aconteça:

Fazer um novo login pelo menos uma vez a cada dois anos
Ler ou enviar um e-mail
Usar as ferramentas do Google Drive
Assistir a um vídeo no YouTube pela conta
Baixar um aplicativo na Google Play Store
Usar a busca do Google logada na conta
Usar o login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros
A empresa informou que enviará notificações avisando antes da exclusão da conta
Folha de Dourados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *