O feriado nacional, comemorado nesta quarta (15), vai alterar o horário de funcionamento do comércio e fecha órgãos públicos municipais e estaduais
A Proclamação da República é celebrada nesta quarta-feira (15). A data é feriado nacional e, como cai no meio da semana, não haverá emenda gerando feriadão. Na Capital, os shoppings funcionam em horários diferenciados e órgão públicos não terão expediente, exceto aqueles serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, que funcionarão em escala de plantão.
Confira a agenda completa do que abre e fecha:
Órgãos públicos
As repartições públicas do estado e do e município fecham na quarta-feira (15). Os serviços voltam a funcionar normalmente no dia seguinte. Escolas municipais e estaduais dispensarão os alunos. Os serviços considerados essenciais serão mantidos no feriado.
Judiciário
O Judiciário não terá expediente forense no feriado, mas o plantão judicial estará em funcionamento para os casos considerados urgentes, como mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata.
Comércio
O comércio de Campo Grande está autorizado a abrir no feriado nacional da Proclamação da República, desde que sigam as regras previstas na convenção. Funcionará das 9h às 18h.
Os empresários que abrirem seus empreendimentos precisam compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias e um abono no valor de 7% do valor do piso salarial, que será pago até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição.
Supermercados
Os supermercados e hipermercados da Capital poderão abrir normalmente, segundo Associação sul-mato-grossense de Supermercados (AMAS).
Shoppings
Bosque dos Ipês – As lojas do Shopping Bosque dos Ipês funcionará das 10h às 21h.
Campo Grande – O Shopping Campo Grande abrirá normalmente neste feriado, das 10h às 22h.
Norte Sul Plaza – O Shopping Norte Sul Plaza funcionará em horário regular no feriado, das 10h às 22h
Pátio Central – O Pátio Central abrirá em horário especial no feriado, das 9h às 16h. O atendimento volta ao horário regular na quinta-feira, das 8h às 20h.
Mercadão Municipal
O Mercadão Municipal abre das 6h30 ao meio-dia.
Feira Central
A Feira Central irá abrir normalmente, das 16h às 23h.
Bancos
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Campo Grande MS e região, as agências ficarão fechadas na quarta-feira (15) e retornam atendimento na quinta-feira (16) normalmente.
Lotéricas
O atendimento nas lotéricas estarão suspenso durante o feriado e voltará ao horário regular na quinta-feira (16).
Correios
As agências dos Correios não abrem na quarta-feira (2).
Unidades de saúde
Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Centros Regionais de Saúde 24 horas irão funcionar normalmente em regime de plantão.
Hemosul
O Hemosul Coordenador, localizado na Av. Fernando Correa da Costa 1.304, não terá atendimento na quarta-feira (15), retornando no dia seguinte (16), com atendimento das 7h às 17h.
Casa da Saúde
A Casa da Saúde não terá atendimento ao público na quarta-feira (15), retornando na quinta-feira (16).
Funtrab
Assim como as demais instituições estaduais, a Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul não abrirá na quarta-feira (15), retomando o atendimento ao público na quinta-feira (16).
Bioparque
O Bioparque Pantanal recebe os visitantes das 8h30 às 14h30, sendo que o último horário de entrada é às 13h30. As visitas devem ser previamente agendadas e a entrada é gratuita.
Detran
Não haverá atendimento ao público nas agências de todo Estado na quarta-feira (15) no Departamento De Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran) e em suas unidades nos shoppings da Capital. O aplicativo do Detran-MS reúne 95% dos serviços do departamento e podem ser acessados pela população.
Delegacias plantonistas
Durante o feriado, apenas as delegacias plantonistas atenderão o público:
Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro;
Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol;
1ª Deam (Delegacia de Atendimento a Mulher); e
4° DP (Delegacia de Polícia) nas Moreninhas