Segundo a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Aquidauana (Sesau), até outubro, a cidade já registrou 7 acidentes com animais peçonhentos.
Um morador de Aquidauana, a 139 km de Campo Grande, encontrou no quintal de casa mais de 15 escorpiões. A infestação dos animais peçonhentos foi identificada após a esposa dele e uma criança da vizinhança serem picados pelo animal.
O g1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Aquidauana e, conforme o órgão, até outubro foram notificados sete acidentes com escorpiões. Ainda de acordo com a pasta, as vítimas foram encaminhados ao hospital da cidade e liberadas após atendimento médico.
“Os pacientes foram orientados quanto a condutas do quadro clinico e também a de limpeza dos seus terrenos residências, já que o escorpião prefere lugares onde há resíduos orgânicos”, ressaltou a coordenação da Sesau.
Segundo a secretaria, a vigilância ambiental trabalha para conscientizar a população quanto aos cuidados com esse animal.
“Já fomos nas rádios, estamos realizando divulgação nas redes sociais, além do trabalho dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias que estão diariamente na casa da população ajudando com essas orientações”, ressaltou a coordenadora Camila Mayer.
Por Débora Ricalde, g1 MS